Quando você pensa nos antigos Jogos Olímpicos, provavelmente pensa em eventos de atletismo, competições de força e talvez até corridas de bigas. Mas e a luta livre? A maioria das pessoas hoje provavelmente não sabe que a luta livre tradicional já foi um evento olímpico. A luta livre nas Olimpíadas antigas cobria uma variedade de estilos, incluindo greco-romana e Catch as Catch Can. Cada estilo tem sua própria história, então vamos dar uma olhada em como a luta livre tradicional nas Olimpíadas evoluiu a partir dessas práticas anteriores.
O que é luta livre tradicional?
A luta livre tradicional é um esporte de combate focado em lutar com seu oponente. Tradicionalmente, esse esporte é praticado em um tapete ou outra superfície macia, e os lutadores usam uniformes especiais projetados para aderência. Uma luta de luta livre tradicional consiste em dois competidores que tentam prender os ombros um do outro no tatame ou obter o controle das pernas um do outro para fazer o oponente se submeter. Se nenhum dos lutadores conseguir realizar uma dessas façanhas antes do final da luta, o vencedor é determinado pelo tempo decorrido ou pela quantidade de pontos marcados pelos competidores. A luta livre tradicional também é categorizada como luta popular ou luta olímpica. Folk wrestling é mais amplamente praticado em todo o mundo hoje. Existem dezenas de estilos regionais de folk wrestling, cada um com suas próprias regras, tradições e variações. A luta olímpica é baseada no esporte de combate tradicional, mas foi modificada para ser mais amigável ao espectador.
Luta Greco-Romana nas Olimpíadas
A forma mais antiga de luta nas Olimpíadas antigas era conhecida como luta greco-romana. As origens da luta greco-romana não são claras porque documentos antigos não falam sobre o início do esporte. O que se sabe é que a luta greco-romana foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos, que aconteceram em 776 aC. A diferença mais importante entre a luta greco-romana e a luta popular é a pegada nas pernas. Na luta popular, a pegada é permitida, na luta greco-romana, é proibida. A luta greco-romana é um esporte de combate, então a proibição faz sentido. Para tornar a luta greco-romana menos perigosa e mais amigável ao espectador, algumas modificações foram feitas. Por exemplo, na luta greco-romana, há menos chaves de articulação, que são movimentos de luta livre que pressionam uma articulação até que ela se desloque ou quebre. Chaves de articulação são proibidas na luta greco-romana para minimizar lesões. Outra diferença entre a luta greco-romana e a luta popular é a quantidade de tempo que os competidores têm para alcançar a vitória. Enquanto a luta greco-romana permite que os lutadores competam até que um deles alcance a vitória, a luta popular termina quando um lutador fica imobilizado por pelo menos 10 segundos.
Pegar como pegar pode
Catch as Catch Can é uma variação do folk wrestling que foi popular na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos no século XIX e início do século XX. Acredita-se que esse estilo de luta livre evoluiu de uma variedade de luta popular. Catch as Catch Can tem sido associado ao wrestling profissional, que nada tem a ver com o wrestling tradicional. A luta livre profissional é uma performance encenada envolvendo movimentos exagerados de luta livre. As regras do Catch as Catch Can variaram ao longo do tempo. No século 19, as regras eram semelhantes à luta popular e, no século 20, eram semelhantes à luta greco-romana. Uma regra constante no esporte é que deve haver dois lutadores competindo entre si. No século 19, havia uma variante de Catch as Catch Can conhecida como luta livre de Lancashire, que envolvia três ou quatro homens tentando se jogar no chão.
Luta Livre nas Olimpíadas
A luta livre é um estilo de luta popular praticada no Oriente Médio, Leste Asiático e Sul da Ásia. Para distingui-lo de seu parente próximo, a luta greco-romana, esse estilo de luta também é chamado de luta olímpica. A luta livre foi adicionada aos Jogos Olímpicos de Verão em 1904, e a luta greco-romana foi adicionada em 1908. Os Jogos Olímpicos são regidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A principal missão do COI é promover o Olimpismo, que é uma filosofia que estimula a prática esportiva e o espírito de amizade entre todas as pessoas. O COI forneceu regras para uma série de eventos esportivos nas Olimpíadas desde o início do século XX.
Resumindo
A luta livre tradicional faz parte das Olimpíadas desde os jogos antigos. O esporte evoluiu ao longo do tempo e foi praticado em diferentes regiões do mundo. Os dois estilos de luta livre mais populares nas Olimpíadas são a luta greco-romana e a luta livre. Hoje em dia, a luta greco-romana é praticada em quase todos os países e é o estilo de luta mais popular nas Olimpíadas. A luta livre também é muito popular e praticada na maioria dos países. Outros estilos de luta livre, como o greco-romano e o folclórico, são menos comuns. A luta livre tradicional é praticada hoje em variações de estilo folclórico e olímpico.