Corrida e as Habilidades dos Eventos Pankration

As Olimpíadas têm sido uma inspiração para os esportes modernos e o espírito esportivo da humanidade desde o século XIX. As pessoas reconhecem os valores olímpicos de competição justa, paz, respeito e igualdade como princípios universais que estão intrinsecamente ligados ao desempenho atlético. No entanto, as coisas eram bem diferentes nos tempos antigos. As pessoas adoravam assistir a competições entre humanos e animais, eram uma fonte de entretenimento e não uma demonstração de habilidades e pensamento estratégico. Como resultado, tais competições foram realizadas em grandes cidades como Olímpia ou Delfos, onde as pessoas vinham de toda a Grécia para vê-las. As famosas Olimpíadas Antigas ocorreram a cada 4 anos, de 776 AC até 393 DC. Os jogos costumavam durar 5 ou 6 dias, com um dia reservado para eventos preliminares como corrida. Havia apenas 2 categorias principais, luta livre masculina e boxe masculino, não existiam outros eventos naquela época além desses dois.

Eventos de corrida nas Olimpíadas da Antiguidade

Correr foi provavelmente o evento mais importante nas Olimpíadas antigas. A prova consistiu em 3 baterias, uma para a elite, uma para jovens atletas e uma para os demais. A bateria de elite foi uma corrida entre os melhores corredores da Grécia, e o vencedor recebeu uma coroa de oliveiras como prêmio por vencer as Olimpíadas. A bateria masculina juvenil foi vencida pelo atleta que chegou primeiro à linha de chegada, os demais atletas foram eliminados. O evento de corrida foi extremamente popular a julgar pelo fato de que os espectadores adoravam apostar nele. Os corredores correram em uma pista de 16 comprimentos, um comprimento era o comprimento do pé de cerca de 5 polegadas. Os antigos jogos olímpicos eram realizados em Olímpia, um lugar no noroeste da Grécia. A distância entre a cidade de Olímpia e a cidade-sede era de cerca de 80 estádios, cerca de 15 a 20 milhas. Os espectadores sentaram-se no chão, sem lugar especial para os VIPs, e assistiram à distância às competições, incluindo as corridas. Os competidores percorreram a pista do estádio chamada hipódromo, e a linha de chegada foi marcada com uma estátua de bronze de um homem segurando uma palma.

corridas a pé

As corridas a pé também eram realizadas nas Olimpíadas antigas, elas eram mais curtas, com cerca de 200 a 400 jardas de comprimento, do que os eventos de corrida. Existiam 2 tipos de corridas a pé, o salto em distância e o salto triplo ou seja, eram 3 saltos feitos com um pé só. Os antigos saltadores saltavam com os dois pés ao mesmo tempo. A única diferença entre o salto em distância e o salto triplo era o número de saltos, um para o salto em distância e 3 para o salto triplo. O salto triplo foi realizado em uma pista retangular, os competidores saltaram de uma das curvas, viraram em direção ao meio da pista e voltaram para a curva de onde partiram.

Olimpíadas iniciais e corridas de atletismo

Outro evento de atletismo nas Olimpíadas da Antiguidade eram as corridas. No entanto, a corrida também fazia parte de muitos outros esportes nos jogos, incluindo o pentatlo e o estádio. Pelo que parece, as corridas da Grécia Antiga eram mais um evento de atletismo do que um evento de corrida tradicional real. Embora não houvesse uma pista real, havia definitivamente distâncias marcadas a serem percorridas. As corridas olímpicas eram realizadas em uma pista de terra com cerca de 200 metros de comprimento. O objetivo era ver quem completaria a corrida no menor tempo possível.

Pankration, o teste final de força e habilidade

Os antigos jogos olímpicos eram um teste de força, velocidade e habilidade. O pankration foi um dos eventos mais populares nas Olimpíadas porque envolveu o domínio de todas essas qualidades. Pankration é uma combinação de boxe e luta livre, é uma forma de artes marciais. O evento do pankration foi realizado em um pátio ao ar livre. Os lutadores não receberam nenhum equipamento especial, e a única regra era que eles deveriam se abster de arrancar os olhos do oponente. Os juízes também eram os espectadores, e o rei da cidade era o árbitro. Houve muito poucos eventos de pankration registrados nas Olimpíadas antigas. A teoria mais popular sobre isso é que o evento era muito perigoso para os lutadores e, portanto, deveria ser eliminado. No entanto, também é possível que os organizadores das Olimpíadas antigas simplesmente não quisessem que o evento se tornasse muito popular porque as lutas de pankration terminavam quando um dos lutadores gritava Pankration.

Conclusão

Os eventos de corrida sempre fizeram parte das Olimpíadas. Embora as coisas tenham mudado muito desde os tempos antigos, a corrida sempre foi uma parte importante do evento. Os eventos olímpicos antigos eram mais curtos do que os modernos e havia menos tipos de eventos de corrida devido ao fato de que o atletismo evoluiu ao longo dos anos. Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes da importância da atividade física e do esporte. A corrida tem um lugar especial nesses eventos porque é acessível a todos, independentemente de seu nível de condicionamento físico ou habilidade.