Limpe sua mente com meditação

A meditação da atenção plena é uma prática popular há anos, mas só recentemente vimos um aumento no número de maneiras de incorporar essa prática a outras atividades, como o condicionamento físico. Mindfulness é tudo sobre estar presente. Trata-se de estar ciente de seus pensamentos e do que está ao seu redor, não importa o que você esteja fazendo. Praticar a atenção plena pode ter um impacto positivo em sua vida, esteja você tentando controlar o estresse ou simplesmente tenha o objetivo de viver o momento com mais frequência. Quer você seja novo na meditação ou esteja procurando novas técnicas, incorporar práticas de atenção plena à sua rotina pode trazer grandes benefícios. Confira estas sete maneiras de adicionar meditação consciente à sua rotina de exercícios.

Noções básicas de meditação

A meditação é uma prática de se tornar mais consciente e estar no momento. Existem diferentes tipos de meditação com base na pessoa e no objetivo da meditação, mas a ideia geral é aquietar a mente e focar em uma coisa. Quando você medita, está treinando seu cérebro para ficar menos estressado e mais focado. A pesquisa mostrou que a meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o foco e ajudá-lo a dormir melhor. A meditação pode ser feita a qualquer momento e não requer nenhum equipamento especial.

Ritual matinal de atenção plena

A melhor hora para adicionar um ritual matinal de atenção plena é em um dia em que você não tenha nada fisicamente muito exigente em sua agenda. Uma ótima maneira de entrar no ritmo da atenção plena é começar com uma meditação de áudio guiada de 10 minutos enquanto você está em uma posição relaxada, seja deitado ou sentado. Você deve garantir que não haja distrações durante esse período; portanto, desligue todos os aparelhos eletrônicos e mantenha o telefone fora de alcance. Se você tiver quaisquer pensamentos ou sentimentos que surjam durante a meditação, apenas observe-os e deixe-os passar sem se prender muito a eles. Quando terminar, reserve um tempo para registrar sua experiência ou anote quaisquer pensamentos ou sentimentos que você teve durante a meditação. Isso o ajudará a processar seus pensamentos e sentimentos e refletir sobre sua meditação.

Força e Flexibilidade com Yoga

Dizem que a ioga é a “meditação em movimento”, pois incorpora muitas técnicas conscientes em suas práticas. O yoga tem muitos benefícios além de adicionar a meditação à sua rotina, incluindo melhorar a flexibilidade e a força, melhorar os níveis de estresse e reduzir a ansiedade. Existem muitos tipos diferentes de ioga, então encontre um que se adapte à sua programação e nível de condicionamento físico. Se você está começando a praticar ioga, tente começar com um estilo mais fácil e menos guiado, como o fluxo de ioga. Se você deseja incorporar um pouco mais de foco em sua prática de ioga, tente usar um diário para refletir sobre o que está tentando alcançar em cada postura.

Meditações baseadas em cardio

Se você deseja obter um pouco de cardio e atenção plena de uma só vez, pode tentar uma meditação baseada em cardio. Tente incorporar isso em sua rotina de exercícios, seja corrida, caminhada ou algo como andar de bicicleta. Ao fazer esse tipo de meditação, você deseja se concentrar em estar presente e observar seus pensamentos e sentimentos conforme eles vêm e vão. Se você está caminhando ou correndo, pode tentar abrir seus sentidos e estar presente em seu entorno, como a natureza ou a arquitetura. Se você perceber que sua mente começa a divagar enquanto faz esse tipo de meditação, não se preocupe. Isso é completamente normal e acontece com todo mundo. Apenas reconheça os pensamentos que surgirem e, em seguida, deixe-os ir e, em seguida, retorne o foco à sua respiração e ao ato de caminhar ou correr. Você pode definir um cronômetro para esse tipo de meditação, pois não quer se distrair demais com pensamentos sobre o futuro ou ficar atrasado em sua lista de tarefas.

Exercício de alongamento e respiração

Outra maneira de incorporar a atenção plena à sua rotina de exercícios é fazer exercícios de alongamento e respiração. Esta é uma ótima opção se você estiver procurando por algo que possa fazer enquanto estiver em trânsito. Você pode fazer isso em qualquer lugar - no parque, em seu carro durante um trajeto ou até mesmo em sua mesa, se você trabalha em um escritório. Você também pode fazer isso no conforto da sua casa enquanto assiste à TV ou enquanto espera o telefone. Você pode fazer um tipo de exercício de alongamento por cinco minutos ou misturá-lo entre diferentes tipos de alongamento, como alongamento das pernas, alongamento do quadril e alongamento da parte inferior das costas. Depois de terminar os alongamentos, inspire profundamente pelo nariz, segure o ar por alguns segundos e expire pela boca. Repita isso três vezes, depois tente se concentrar no ambiente e estar presente no ambiente.

Palavras Finais

Enquanto o condicionamento físico é mais sobre ser saudável e ter energia, a meditação é sobre estar relaxado e encontrar um senso de equilíbrio em sua vida. Se você achar que tem problemas para gerenciar os dois, tente misturá-los e fazê-los ao mesmo tempo. Você pode tentar fazer isso com um dos exercícios acima ou tentar definir um cronômetro para 10 minutos e fazer os dois ao mesmo tempo. Com um pouco de criatividade e esforço, você pode facilmente incorporar a atenção plena em sua rotina de exercícios e colher todos os benefícios que ela tem a oferecer.