Atletismo Eventos de Atletismo

O atletismo faz parte das Olimpíadas modernas desde a sua criação. O Comitê Olímpico Internacional (COI) lista o atletismo, também conhecido como atletismo, como um único esporte, em vez de um grupo de eventos separados. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896, incluíram apenas 42 competidores em nove provas diferentes, 100 metros rasos, corrida de 800 metros, lançamento de disco, arremesso de peso, lançamento de dardo, 200 metros rasos intermediários, Salto em Distância e Salto Triplo. O atletismo continua a ser um dos esportes individuais mais populares nas Olimpíadas hoje. Na verdade, acredita-se que mais pessoas assistem aos eventos de atletismo nas Olimpíadas do que a qualquer outro tipo de esporte para espectadores. Aqui estão mais informações sobre o atletismo nas Olimpíadas.

Quais eventos estão incluídos?

Os eventos de atletismo nas Olimpíadas mudaram muito desde os primeiros Jogos modernos em 1896. Por exemplo, a primeira Maratona Olímpica não foi disputada até os Jogos de Londres de 1908. E o primeiro heptatlo e decatlo olímpicos não foram realizados até os Jogos de Los Angeles em 1984. O atual programa de atletismo nas Olimpíadas inclui 32 eventos. Os eventos para homens e mulheres são realizados em cada uma das seguintes categorias, eventos de pista e eventos de campo. Os eventos de pista são competições de corrida, salto e arremesso realizadas em uma pista de corrida interna ou externa. Os eventos de campo são competições de corrida, salto e arremesso que acontecem em um estádio ou ao ar livre em uma superfície não revestida.

Provas de pista

Os eventos de pista incluem corrida, obstáculos e saltos. As corridas de 100m, 200m e 400m são os três eventos de pista mais populares nas Olimpíadas. Os 100m e 200m são sprints e os 400m também são considerados um sprint, apesar de serem um pouco mais longos que os 100m. Os 800m, 1500m e 3000m são provas de pista de média distância. Os 5000m e 10.000m são eventos de pista de longa distância.

Eventos de campo

Os eventos de campo, que incluem competições de arremesso e salto, compreendem a outra metade do programa de atletismo nas Olimpíadas. O arremesso do peso e o lançamento do disco são os dois eventos de campo mais populares. O salto em distância, o salto triplo e o salto em altura são três eventos de salto. Os dois eventos de lançamento de campo são o lançamento do martelo e o lançamento do dardo.

Atletismo Feminino nas Olimpíadas

A primeira prova olímpica feminina de atletismo foi a caminhada atlética de 3.000m em 1928. A primeira prova feminina de atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão que não incluiu caminhada foi a corrida de 100m em 1972. Nas primeiras Olimpíadas que incluíram provas femininas de campo, em 1900, as mulheres competiam em apenas um evento de campo, o arremesso de peso. A única outra prova de campo adicionada ao programa de atletismo feminino nas Olimpíadas foi o salto em altura, que foi adicionado aos Jogos de 1972 em Munique. Desde o nascimento dos Jogos Olímpicos modernos, a participação no atletismo aumentou constantemente. Houve alguns altos e baixos devido a uma variedade de fatores. Mas, em geral, a popularidade do atletismo cresceu significativamente no último século. Alguns dos momentos mais notáveis da história do atletismo nas Olimpíadas incluem: A Maratona Olímpica de 1908 foi vencida por John Hayes, dos Estados Unidos, em 2 horas, 32 minutos e 10 segundos, um novo recorde olímpico.

Atletismo Masculino nas Olimpíadas

Os homens competem no atletismo nas Olimpíadas desde os primeiros Jogos modernos em 1896. As mulheres competiram no atletismo nas Olimpíadas pela primeira vez nos Jogos de 1900 em Paris. O número de eventos de atletismo nas Olimpíadas variou ao longo do tempo, pois os eventos foram adicionados e retirados do programa. Em geral, houve mais eventos masculinos do que eventos femininos. Alguns dos momentos mais notáveis da história do atletismo nas Olimpíadas incluem. Nos 400m rasos olímpicos de 1904, o corredor americano Arthur Wilsky quebrou o recorde mundial com o tempo de 49,8 segundos. Nos 100m rasos olímpicos de 1912, dois atletas empataram em primeiro lugar. Ninguém jamais havia chegado empatado em primeiro lugar em qualquer evento olímpico antes. Para o primeiro desempate, os dois atletas fizeram uma segunda corrida de 100m. Isso não resolveu nada, então os dois corredores receberam medalhas de prata. Para o segundo desempate, os dois corredores fizeram uma segunda corrida de 100m amarrados por um cinto de pano e, em seguida, fizeram a terceira corrida ainda empatados.

Conclusão

O atletismo faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896. As primeiras Olimpíadas incluíram apenas 42 competidores em nove eventos diferentes: corrida de 100m, corrida de 800m, lançamento de disco, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida intermediária de 200m, salto em distância e salto triplo. A primeira prova olímpica feminina de atletismo foi a caminhada atlética de 3.000m em 1928. A única outra prova de campo adicionada ao programa de atletismo feminino nas Olimpíadas foi o salto em altura, que foi adicionado aos Jogos de 1972 em Munique. Desde o nascimento dos Jogos Olímpicos modernos, a participação no atletismo aumentou constantemente.