O segundo evento olímpico mais antigo é o remo

Os Jogos Olímpicos são o ápice das conquistas atléticas, testando a força, habilidade e vontade dos melhores atletas do mundo. Por quase tanto tempo quanto as Olimpíadas modernas existem, o remo é um dos esportes oficiais. Na verdade, é o segundo esporte olímpico mais antigo depois do tiro com arco. As origens do remo como um evento olímpico estão na Inglaterra do século 19, quando os clubes sociais amadores começaram a realizar simulações de “jogos olímpicos” para mostrar o talento local. O remo foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos oficiais em 1896 e tem feito parte de todas as edições desde então. O programa olímpico padrão apresenta homens e mulheres competindo em eventos de remo simples e duplo. Existem também várias outras variações de remo menos conhecidas que aparecem no espetáculo esportivo quadrienal. Este artigo explora tudo o que você precisa saber sobre o remo nas Olimpíadas, desde sua história e regras até suas estrelas atuais e perspectivas para jogos futuros.

Eventos Olímpicos de Remo

O programa olímpico padrão apresenta homens e mulheres competindo em eventos de remo simples e duplo. Existem também várias outras variações de remo menos conhecidas que aparecem no espetáculo esportivo quadrienal. O par sem cox, Um barco para 2 pessoas, em que um remador se senta na popa e um remador se senta na proa. Este evento é geralmente tripulado por duplas masculinas, mas é disputado por duplas mistas desde 1996. The coxless four – Um barco para 4 pessoas, no qual há dois remadores na popa e dois remadores na proa. Este evento é geralmente tripulado por duplas masculinas e femininas, mas é disputado por equipes mistas desde 2002. O coxed pair, um barco para 2 pessoas, no qual um remador senta na popa e outro na proa e é dirigido por uma pessoa conhecida como timoneiro. Este evento é geralmente tripulado por pares masculinos, mas é disputado por pares mistos desde 2012. The coxed four – Um barco para 4 pessoas, em que há dois remadores na popa e dois remadores na proa e um timoneiro. Este evento é geralmente tripulado por duplas masculinas e femininas, mas é disputado por equipes mistas desde 2012. The coxless quad – Um barco para 4 pessoas, em que há dois remadores na popa e dois remadores na proa e nenhum timoneiro. O Single Scull Feminino – Um barco para 1 pessoa, no qual o remador senta na popa e não é dirigido. Single Scull masculino – Barco para 1 pessoa, no qual o remador fica sentado na popa e não é dirigido.

Remo feminino nas Olimpíadas

O remo era originalmente um evento exclusivamente masculino nas Olimpíadas, mas as mulheres competem no single scull desde os Jogos de Verão de 1976 em Montreal. Nesse mesmo ano, o double sculling feminino foi adicionado ao programa olímpico. No entanto, foi somente nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona que os eventos leves femininos foram introduzidos. Desde 1976, apenas seis países ganharam medalhas no remo feminino nas Olimpíadas. Nos últimos anos, o esporte teve um rápido aumento na participação e na cobertura, com mais países competindo do que nunca e direitos de transmissão atraindo investimentos significativos das principais emissoras de todo o mundo.

Remo masculino nas Olimpíadas

O remo era originalmente um evento exclusivamente masculino nas Olimpíadas, mas as mulheres competem no single scull desde os Jogos de Verão de 1976 em Montreal. Nesse mesmo ano, o double sculling feminino foi adicionado ao programa olímpico. No entanto, foi somente nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona que os eventos leves femininos foram introduzidos. Desde 1976, apenas sete países ganharam medalhas no remo masculino nas Olimpíadas. A última década viu o desenvolvimento de uma “Super-Crew” no remo masculino, com um punhado de países emergindo como forças dominantes no esporte.

Remo leve nas Olimpíadas

O remo leve foi introduzido no programa olímpico em 1984, com eventos masculinos e femininos. No entanto, o evento foi removido das Olimpíadas após os Jogos de Verão de 1992 em Barcelona. O remo peso leve foi reintroduzido nas Olimpíadas para os Jogos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, com provas masculinas e femininas mais uma vez. Desde 1984, apenas três países conquistaram medalhas no remo leve nas Olimpíadas.

Conclusão

O remo faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua criação em 1896. Na verdade, o esporte é o segundo evento olímpico mais antigo, superado apenas pelo arco e flecha. As origens do remo como um evento olímpico estão na Inglaterra do século 19, quando clubes sociais amadores começaram a realizar simulados de “jogos olímpicos” para mostrar o talento local. O remo foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos oficiais em 1896 e tem feito parte de todas as edições desde então. Nos primeiros anos das Olimpíadas modernas, o remo era um evento extremamente popular, apenas ligeiramente superado em termos de participação pelo atletismo. Na verdade, 16 países diferentes ganharam medalhas no remo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920. No entanto, a popularidade do remo diminuiu ao longo dos anos, com o número de países participantes diminuindo constantemente e uma audiência cada vez menor nos eventos olímpicos. O esporte está atualmente desfrutando de um período de popularidade sem precedentes, no entanto, com a introdução de novos eventos dramáticos de medalhas atraindo elogios dos espectadores olímpicos.