Canoagem, Remos Combinados e as Regras

Como em qualquer outro evento esportivo, as Olimpíadas exigem que seus participantes demonstrem uma mistura de velocidade, agilidade, força e resistência. Os Jogos Olímpicos não são diferentes. Para ser incluído na lista de eventos elegíveis para as Olimpíadas, cada esporte deve primeiro passar por uma série de critérios de qualificação. Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre os esportes olímpicos de canoagem.

O que é Canoagem e Remos Combinados?

A canoagem é um grande e popular esporte aquático no qual o participante rema em uma canoa com um remo de pá única. A canoa é impulsionada por uma combinação de remar com as mãos, mover a canoa usando os joelhos e usar o corpo para aumentar a força no remo. Em termos simples, os canoístas remam sobre um rio ou um lago, tendo escolhido um percurso que irá testar ao máximo a sua habilidade e resistência.

Eventos de canoagem nos Jogos Olímpicos

No momento, existem quatro eventos na Canoagem Olímpica. São K1, K2, C1 e C2 Masculino e Feminino e uma prova mista, K1 Mix C2 Mix. C1 e C2 são as classes de canoas utilizadas nas Olimpíadas desde 1988. As canoas dessas provas são canoas abertas, sendo que cada competidor tem um ou dois parceiros. K1 e K2 são canoas fechadas projetadas para uma pessoa. Em todas as provas, o competidor tem que remar uma distância de 1000 metros, passar por um slalom e depois completar um sprint de 200 metros.

Mudanças nas regras da Canoagem Olímpica

Houve algumas mudanças nas regras da Canoagem Olímpica ao longo dos anos. Algumas delas foram devidas a melhorias no equipamento e outras devido a questões de segurança. Nos primeiros anos da Canoagem Olímpica utilizavam-se barcos de plástico, mas estes logo foram substituídos por canoas de fibra de vidro. As regras sobre pás foram modificadas algumas vezes. Os primeiros remos eram mais curtos do que os usados hoje, mas tinham uma área de superfície maior, dando maior propulsão. As regras foram alteradas para trazer o comprimento do remo mais de acordo com os requisitos modernos.

Quem vai ganhar na Canoagem Olímpica?

Esta é uma pergunta difícil de responder. O vencedor geral será o competidor que demonstrar a melhor combinação de velocidade, agilidade, força e resistência. Há uma série de fatores que podem influenciar quem ganha. A rota escolhida e a força dos competidores em diferentes partes da rota fazem parte do quadro geral.

Canoagem Slalom nas Olimpíadas

A Canoagem Slalom foi adicionada como um evento olímpico em 1992. É um evento emocionante e rápido e definitivamente vale a pena assistir. Na largada, várias canoas são alinhadas ao lado da água e cada competidor tem um horário específico de largada. O objetivo do evento é chegar o mais longe possível no percurso, negociando uma série de portões. O competidor tem que remar sua canoa através dos portões, passar pelo portão de chegada e então remar de volta ao percurso.

Caiaque nas Olimpíadas

Como a canoagem, o caiaque é um esporte aquático. É um esporte individual, com cada competidor tendo que remar em um percurso definido. A distância é de 2.000 metros e o canoísta tem que remar por um percurso que possui várias portas, passando por elas e voltando novamente. O caiaque deve ser impulsionado pela força e habilidade do competidor. Não há permissão para o uso de um motor. A canoagem olímpica é muito semelhante à canoagem recreativa normal, com algumas diferenças importantes. Os eventos olímpicos de canoagem são sempre realizados em uma superfície de água calma, como um lago, enquanto a canoagem recreativa pode ser realizada em uma variedade de superfícies de água, como rios e mar aberto.

Nado Sincronizado e Canoagem

O nado sincronizado é a única prova por equipes nas Olimpíadas. É um esporte indoor com os competidores vestindo muito pouco durante a competição. Os atletas são julgados pela qualidade de seus movimentos e pela sincronização de seu nado. A pontuação é difícil de entender, por isso é difícil prever qual time vencerá.

Conclusão

A canoagem é um esporte que exige força, resistência e agilidade em igual medida. Também requer um alto nível de habilidade. Os competidores devem remar uma distância definida, percorrendo uma ou mais rotas de slalom e realizando um sprint final, tudo em uma única canoa. O esporte é garantido para ser emocionante e vale a pena assistir. É também um esporte que exige um alto nível de preparo físico. Para serem competitivos, os canoístas têm de estar em forma. Os melhores atletas fazem treinamento regular, geralmente incluindo treinamento com pesos e outras formas de exercício para aumentar sua força e resistência.