Conselhos sobre como você pode consumir menos açúcar

Quando comemos açúcar, ele é decomposto e absorvido pela corrente sanguínea. O corpo usa esse açúcar como energia e armazena o excesso como glicogênio no fígado e nos músculos. Quando armazenada, a glicose é conhecida como carboidrato; quando decomposto e usado como energia, é conhecido como açúcar. Este artigo explicará por que seu corpo precisa apenas de certos açúcares, que tipo de açúcar é melhor para seu corpo e como limitar a ingestão de açúcar para melhorar sua saúde.

O que é Açúcar?

O açúcar é um tipo de carboidrato que contém hidrogênio, oxigênio e carbono. O açúcar é encontrado naturalmente em muitas frutas e vegetais, mas também é adicionado a muitos alimentos processados. Embora todos os carboidratos se decomponham em açúcar no corpo, o termo “açúcar” é comumente usado para se referir aos carboidratos específicos que são decompostos em açúcares simples ou “simples”. A maioria dos tipos de açúcar é encontrada em alimentos doces, mas o açúcar também pode ser encontrado em alguns alimentos salgados, como o molho de tomate.

Por que seu corpo precisa de açúcar?

Seu corpo precisa de açúcar para criar energia, obter nutrientes para as células e construir músculos. Alguns tipos de açúcar, como glicose e frutose, são açúcares “simples” que são decompostos e absorvidos rapidamente. Outros tipos de açúcar são “complexos” e demoram um pouco mais para se decompor. O açúcar é metabolizado pelo seu corpo no fígado e nos rins. Quando metabolizado, produz energia que alimenta as células e as ajuda a funcionar adequadamente. As células do seu corpo também usam açúcar para criar novas células e reparar células que foram danificadas.

O problema com o açúcar e por que você deve limitá-lo

Se você comer muito açúcar, seu corpo armazenará muito dele como gordura. O excesso de açúcar também pode causar um pico de açúcar no sangue, o que pode levar à resistência à insulina e ao risco de desenvolver diabetes tipo 2. Comer muito açúcar também pode levar ao ganho de peso, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, cárie dentária e certos tipos de câncer. Quando os níveis de insulina estão muito altos, suas células podem não ser capazes de processar a glicose com a mesma eficiência. Se você corre o risco de resistência à insulina, comer grandes quantidades de açúcar pode piorar sua condição e colocá-lo em risco de diabetes tipo 2.

Como limitar a ingestão de açúcar

Acompanhe sua ingestão de açúcar para garantir que você fique dentro da ingestão diária recomendada. Se você tem diabetes, seu médico provavelmente irá aconselhá-lo a limitar ainda mais sua ingestão diária. Você pode acompanhar sua ingestão anotando-a ou usando um aplicativo de registro de alimentos. Se você come refeições processadas ou pré-fabricadas, pode ser necessário ser mais cuidadoso ao ler os rótulos nutricionais para garantir que não sejam ricos em açúcar. Embora possa ser difícil, tente evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de frutas e até chá gelado.

Quais são os bons açúcares para o corpo?

Seu corpo precisa de açúcar para funcionar corretamente, mas você não precisa comer açúcar para obtê-lo. Existem muitos alimentos doces com baixo teor de açúcar, como frutas e vegetais frescos. Embora o açúcar de mesa e o xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS) sejam frequentemente considerados os açúcares “ruins”, até mesmo os açúcares naturais, como mel e xarope de bordo, são carregados com calorias. As células do seu corpo usam glicose, não frutose. A glicose é o único tipo de açúcar que pode ser metabolizado pelas células musculares e cerebrais. A frutose é metabolizada principalmente pelo fígado.

Dicas para ajudá-lo a limitar a ingestão de açúcar e melhorar sua saúde

Comer mais vegetais ajuda a aumentar a ingestão de vitaminas e minerais e também pode ajudar a reduzir a ingestão de açúcar. Muitos vegetais, como brócolis, alface e espinafre, contêm baixas quantidades de açúcares naturais. A proteína pode ajudar a reduzir os desejos de açúcar e ajudá-lo a se sentir satisfeito até a próxima refeição. Comer mais proteína também ajudará a construir músculos, que queimam mais calorias do que gordura. A fibra pode ajudá-lo a se sentir mais cheio e evitar picos de açúcar no sangue. Também pode ajudar seu corpo a processar o açúcar com mais eficiência, o que pode ajudar a prevenir ou retardar o diabetes. A água não contém calorias e pode ajudar a evitar o consumo excessivo de açúcar de outros alimentos. Também pode ajudar a reduzir o risco de pedras nos rins, que geralmente são causadas por cálcio na urina e são comuns em pessoas com diabetes. Evite coquetéis açucarados e mantenha a ingestão de álcool em uma bebida por dia se você tiver diabetes. Beber cafeína pode fazer com que você coma mais alimentos. Se você tem diabetes, a cafeína também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Conclusão

Açúcar não é de todo ruim. Em pequenas quantidades, pode fornecer energia e nutrientes para o corpo. No entanto, você deve evitar consumi-lo em excesso. Em vez de comer alimentos ricos em açúcar, tente comer mais vegetais frescos e grãos integrais. Você também pode usar menos açúcar ao cozinhar e assar em casa. Se você tem diabetes, manter uma dieta saudável com baixo teor de açúcar pode ajudar a evitar complicações. É importante acompanhar sua ingestão de açúcar e falar com seu médico se tiver dúvidas.